
Linhas de Pesquisa
Política de Defesa e Modernização Militar​
​
Objetivos: A linha aborda a política de defesa e os processos de modernização militar em suas diferentes dimensões na política internacional e nacional, com o objetivo de compreender as estratégias de segurança e defesa adotadas pelos Estados. São temas de interesse: as políticas de defesa e suas transformações; as tendências de modernização, emulação e inovação militar em diferentes regiões; os arranjos de segurança e defesa e as políticas de alinhamento entre Estados; a cooperação em matéria de defesa e segurança; o debate de indústria de defesa nos processos de formulação e implementação de políticas.
Palavras-chave: Política de Defesa; Modernização Militar; Alinhamento; Balanceamento; Estratégia; Cooperação em Defesa; Poder Militar.
​
Pesquisadoras responsáveis: Alana Camoça e Layla Dawood
​
Conflito e Cooperação​
Objetivos: A linha aborda o conflito em suas diferentes expressões na política internacional, bem como sua relação com a cooperação, com o objetivo de compreender a origem e a trajetória de disputas armadas e seus desdobramentos violentos. Conflitos armados serão analisados sob a ótica da Análise e da Transformação de Conflitos, com ênfase no uso de mecanismos de prevenção e resolução tais como a negociação, a mediação, as instituições e as medidas de construção de confiança. São temas de interesse: o estado atual e o monitoramento de conflitos armados em andamento; a investigação do papel da sociedade na resolução de conflitos; os desafios da implementação de acordos e da construção da paz; a relação entre cooperação e conflito; a construção de indicadores sobre a segurança internacional; o uso de técnicas para a inferência de causalidade e predição em relação a situações de conflitos.
Palavras-chave: Conflito; Cooperação; Negociação; Transformação de Conflitos; Prevenção de Conflitos; Medidas de Construção de Confiança.
​
Pesquisadores responsáveis: Isa Mendes e Thales Carvalho
​
​
Estudos Críticos Militares​
​
Objetivos: Esta linha de pesquisa busca investigar e analisar as tensões e contradições da organização do poder militar e das instituições de gerenciamento da violência, e seus impactos críticos sobre o tecido social. A linha abarca, portanto, debates que contemplam as manifestações da violência em sociedade, em suas múltiplas formas, dentre elas: militarismos e militarização do cotidiano; processos culturais, políticos e sociais de legitimação do uso da força; relações civis-militares; representações culturais da guerra e da violência; impactos da guerra e dos conflitos armados em sociedade; perspectivas de gênero e raça; infância, guerra e crianças-soldado.
Áreas de concentração
-
Militarismos e militarização
-
Relações civis-militares
-
Processos de legitimação da violência e do emprego da força
-
Impactos sociais da guerra e dos conflitos armados
-
Perspectivas de gênero e raça sobre a guerra e a violência
-
Representações culturais da guerra e da violência
-
Infância, guerra e crianças-soldado
-
Processos de Pacificação
Palavras-chave: Militarismos e militarização; violência; Relações civil-militares; cotidiano
Pesquisadoras responsáveis: Clarissa Forner e Jana Tabak
